nós

A Inquietude Arquitetura® é um atelier de produção a nível nacional fundado pelo arquiteto e urbanista Paulo Vila Verde e Sandra Pinto, licenciada em psicologia e estudiosa do impacto da arquitetura no utilizador.

O atelier surge do processo de aprendizagem e evolução resultante de 25 anos dedicados à gestão de projetos e obras, refletido na abrangência de pensamento multidisciplinar enraizado no método de trabalho, tanto no entendimento do cliente e da busca da solução programática, como na análise da tectónica associada.

A capacidade de produção arquitetónica nacional, focada maioritariamente nas zonas da Grande Lisboa e Grande Porto, permite um conhecimento das raízes identitárias locais e dos enquadramentos legais dos diversos municípios, resolvendo cada obra de forma integrada, mas notória na envolvente, mesmo que seja pela sua própria descrição.

Movidos pelo lema “arquitetura de identidade à escala humana”, acreditamos na produção do pequeno atelier orgulhosamente “old school” e do pensamento com o lápis e maquete, que se revê na atitude do estudo da forma, remetendo a formalização rígida do desenho técnico (BIM) ou simulação tridimensional para uma consequência final do processo.

Para além da forte vertente habitacional, a interação no âmbito da reabilitação, equipamento e urbanismo encontram-se também presentes no nosso trabalho, destacando-se ensaios e reflexões urbanas, desenvolvimento de projetos de urbanização ou anteprojetos para empreendimentos, como o caso de aldeamentos ou de um centro equestre e turístico junto à Marina de Portimão numa área de 20 hectares.

Paulo Vila Verde é também autor de livro e diversos artigos dedicados ao modernismo português, investigação, case studys e de opinião, publicados em diversos meios de comunicação social, chegando a ser capa da revista de arquitetura e construção “Anteprojetos” na edição de fevereiro de 2023. 

É orador convidado em diversos eventos arquitetónicos, nomeadamente na FIL, Exponor e Casa da arquitetura, e interveniente na aula conferência “Habitação é central: desafios e reinvenções da habitação popular em São Paulo (Brasil) e Porto (Portugal)”, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie de São Paulo.

Foi elemento do júri dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço 2023”, tendo sido novamente convidado para a mesma função na edição deste corrente ano.

EM QUE O PODEMOS AJUDAR:

ARQUITETURA: habitação | reabilitação | hotéis e turismo

URBANISMO: loteamentos | planeamento urbano

DESIGN DE INTERIORES: habitação | escritórios | espaços comerciais

INVESTIMENTO: projeto, construção e comercialização de imóveis de qualidade