eventos e media

Acreditamos que o ato de projetar arquitetura deve ser difundido, expondo ao público as soluções que se vão desenvolvendo e o caminho que foi percorrido até chegar à solução final. Entendemos ser esta uma das formas de desmistificar e dar a entender a função da nossa arte e a sua importância para a sociedade, tal como reza toda a história da humanidade, sempre de mãos dadas com a arquitetura, mesmo quando ainda não se construía.

E com esta crença, sempre que o convite nos surge e achamos que o nosso modesto trabalho pode contribuir um pouco nesse sentido, propomo-nos a colaborar, tentando narrar os motivos, percursos ou momentos que resultaram na solução.

ONDE ESCREVEMOS OU PARTICIPAMOS

ANODATAMEIO OU EVENTODESCRIÇÃO
12020OUTUBROINFRAESTRUTURAS PORTUGAL / GALLAECIAHorta Navia de Alcântara – Estudo de intervenção na estação ferroviária de Alcântara Terra e zona envolvente
22022ABRILREVISTA ANTEPROJETOS Nº 331Artigo projeto Casa da Costa, Inquietude Arquitetura
3 2022JUNHOREVISTA ANTEPROJETOS Nº 333Artigo destaque projeto Casa das Berlengas, Inquietude Arquitetura
42022JULHOREVISTA ANTEPROJETOS Nº 334Artigo projeto Casa do Mira Douro, Inquietude Arquitetura
52022SETEMBROREVISTA ANTEPROJETOS Nº 336Artigo projeto Casa do Parque Natural, Inquietude Arquitetura
62022OUTUBROREVISTA ANTEPROJETOS Nº 337Artigo projeto Casa do Ribeiro, Inquietude Arquitetura
72023FEVEREIROREVISTA ANTEPROJETOS Nº 341Artigo destaque projeto Prédio Barca Prestige, Inquietude Arquitetura
82023FEVEREIROREVISTA ANTEPROJETOS Nº 341Artigo Quem é Quem, “Investigação na Inquietude Arquitetura”
92023MARÇOEXPONOR – EXPOJARDIM / URBAN GARDENOrador na conferência “O paisagismo como interveniente na dinâmica urbana”
102023MAIOREVISTA ANTEPROJETOS Nº 344Artigo projeto Casa Paúl do Arzil, Inquietude Arquitetura
112023JUNHOREVISTA ANTEPROJETOS Nº 345Artigo projeto Casa das Oliveirinhas, Inquietude Arquitetura
122023OUTUBROAULA / CONFERÊNCIAParticipação na aula conferência “Habitação é central: desafios e reinvenções da habitação popular em São Paulo (Brasil) e Porto (Portugal)
132023DEZEMBROPRÉMIOS ESPAÇO 2023Membro do júri dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço 2023” na Casa da Arquitetura. Organização Revista Anteprojetos
142023DEZEMBROORADOR “PRÉMIOS ESPAÇO 2023”Orador na sessão de inauguração da exposição Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço 2023” na Casa da Arquitetura. Organização Revista Anteprojetos
152024FEVEREIROREVISTA ANTEPROJETOS Nº 353Artigo projeto Casa da Serra da Estrela, Inquietude Arquitetura
162024MARÇOREVISTA ANTEPROJETOS Nº 354Artigo projeto Casa Serra do Monte Figo, Inquietude Arquitetura
172024MARÇOTEKTÓNICA / FIL Orador e jurado convidado no lançamento dos Prémios Nacionais de Arquitectura “ESPAÇO” 2024

LANÇAMENTO “PRÉMIOS ESPAÇO – PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITECTURA 2024” | TEKTÓNICA | FIL 3 DE MARÇO 2024

Aquando da minha intervenção no lançamento dos “PRÉMIOS ESPAÇO – PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA 2024”. Uma honra ter sido novamente convidado como jurado para a edição do corrente ano. Aqui na fantástica companhia dos colegas, também membros do júri: Arq.ª Paisagista Luísa Almendra Roque, Arq.º Raulino Silva, Arq.º Vítor Mesquita e Arq.º Nuno Nunes. O meu muito obrigado à Revista Anteprojectos

JÚRI “PRÉMIOS ESPAÇO 2023”

É com um enorme prazer e sentido de responsabilidade que aceitamos integrar o júri do concurso “PRÉMIOS ESPAÇO – PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA 2023”, promovidos pela Revista ANTEPROJETOS, representando a Inquietude Arquitetura o seu fundador, Arquiteto Paulo Vila Verde.

Desde já, o nosso humilde agradecimento à organização pelo convite e pela oportunidade desta experiência que nos permitirá aprender mais sobre arquitetura com a companhia dos restantes membros do júri, grandes nomes da arquitetura nacional. Será para nós um privilégio.

ORADOR NA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO _ PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITECTURA “ESPAÇO 2023”

Que bela e descontraída conversa na inauguração da exposição dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço 2023”. Obrigado à Revista Anteprojectos representada pela caríssima Ângela Leitão e aos colegas de “palco”, Professor Arqº César Rouco Marques e Arqª Paisagista Luísa Almendra Roque. Foi um prazer!

HABITAÇÃO É CENTRAL: Entre Passado e Futuro – Desafios e Reinvenções da Habitação Popular em São Paulo (Brasil) e Porto (Portugal)

Ontem foi assim! Um convite inesperado de última hora levou-me a ter o grande prazer de assistir à aula/conferência da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie de São Paulo sobre interessantes e urgentemente necessários programas de alojamento para famílias carenciadas na cidade, que podem bem servir de exemplo ao território português. Um tema cada vez mais atual e sobre o qual devem ser focadas as atenções e, principalmente, ações.

Foram enriquecedoras as intervenções e experiências dos colegas brasileiros e portugueses, entre os quais tive o privilégio de ser convidado a dar alguns modestos contributos sobre o tema, centrados ao território nacional. O meu muito obrigado ao antropólogo e professor Fernando Matos Rodrigues pelo convite. Um grande abraço ao Sidnei Pita, Celso Aparecido Sampaio, Débora Sanches, António Jorge Cerejeira Fontes e a todos os outros participantes.

“ HABITAÇÃO É CENTRAL: Entre Passado e Futuro – Desafios e Reinvenções da Habitação Popular em São Paulo (BR) e Porto (PT) Participação das Lideranças – Medidas de Reabilitação e Futuro. A Experiência da Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia (ULCM) Recebendo: Coordenador da ULCM Sidnei Pita. O Tópico Especial é uma organização da FAU Mackenzie, com Profs Celso Sampaio, Débora Sanches e @Paulo Emílio Buarque; com o LAHB.PT e CICS.Nova_UM: Fernando Matos Rodrigues; Manuel Carlos Silva e António Jorge Cerejeira Fontes. “

CONFERÊNCIA : “O PAISAGISMO COMO INTERVENIENTE NA DINÂMICA URBANA” : Exponor 17 de Março

E foi assim no passado dia 17. Uma conversa aberta e descontraída entre a arquitetura, urbanismo e arquitetura paisagista acerca das dinâmicas urbanas. Para o ano regressaremos com todo o gosto como oradores. Da discussão saudável entre técnicos surgem as grandes ideias e mudanças! Muito obrigado pelo convite da Revista Anteprojetos e pela companhia e disponibilidade imediata dos meus colegas arquiteto César Rouco Marques e urbanista Daniel Casas Valle da plataforma “The Future Design of Streets”.

Revista Anteprojetos _ QUEM É QUEM

CASA SERRA DO MONTE FIGO _ Revista Anteprojetos

CASA DA SERRA DAS ESTRELA _ Revista Anteprojetos

CASA DAS OLIVEIRINHAS _ Revista Anteprojetos

CASA PAÚL DE ARZIL _ Revista Anteprojetos

EDIFÍCIO BARCA PRESTIGE _ Revista Anteprojetos

CASA DA COSTA _ Revista Anteprojetos
CASA ILHA DAS BERLENGAS _ Revista Anteprojetos
CASA DO MIRA DOURO _ Revista Anteprojetos
CASA DO PARQUE NATURAL _ Revista Anteprojetos
CASA DO RIBEIRO _ Revista Anteprojetos