Acreditamos que o ato de projetar arquitetura deve ser difundido, expondo ao público as soluções que se vão desenvolvendo e o caminho que foi percorrido até chegar à solução final. Entendemos ser esta uma das formas de desmistificar e dar a entender a função da nossa arte e a sua importância para a sociedade, tal como reza toda a história da humanidade, sempre de mãos dadas com a arquitetura, mesmo quando ainda não se construía.
E com esta crença, sempre que o convite nos surge e achamos que o nosso modesto trabalho pode contribuir um pouco nesse sentido, propomo-nos a colaborar, tentando narrar os motivos, percursos ou momentos que resultaram na solução.

Aconteceu, no passado dia 4 de Dezembro, o que eu nunca suspeitei ou imaginei. Chamarem-me a palco para me ser atribuído um troféu “PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA ESPAÇO 2025” como agradecimento pelos meus modestos contributos, mas de tão grande e honesta vontade, que vou dando nestes últimos 3 anos, seja como júri, como alguém interessado em opinar e sugerir ou como autor do desenho do troféu deste ano. Acredito que o arquiteto tem de ter um papel ativo na sociedade e na classe e tento dar o meu melhor contributo.
Sempre o fiz de coração e continuarei a fazer sempre que me acharem útil, acreditando que todo o nosso pequeno gesto se irá repercutir na valorização e promoção da arquitetura que tanto tem sido penalizada e castigada. Há que lutar para reverter a sua desvalorização e oferecê-la, de forma informada e interessada, ao público.
Também eu tenho muito a agradecer à Dra. Ângela Leitão, Diretora da Revista Anteprojectos, por toda a ajuda, atenção, disponibilidade e por me ter permitido conhecer tantos valiosos colegas. Muito obrigado por tudo e, principalmente, pela surpresa de ontem que me desarmou totalmente. Enorme abraço.

Sexta-feira, dia 7 de Novembro foi daqueles dias em GRANDE. Tive a enorme sorte e honra de ter todos estes fantásticos colegas como companhia no ciclo “SUSTENTABILIDADES – Três conversas para outras abordagens”. Todos eles abdicaram do seu dia, do seu trabalho e deixaram por umas horas a gestão das suas preocupações e responsabilidades para contribuírem com as suas visões e conhecimentos sobre um tema por vezes distorcido ou conduzido por bens e vontades superiores. Tentámos demonstrar que a pluralidade da sustentabilidade é uma realidade e é perante todo esse universo que a abordagem e reflexão tem se ser feita.
Um enorme agradecimento à Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte – OASRN, na pessoa da Exma. Presidente Arq.ª Andreia Oliveira, pelo convite para ser curador e moderador deste dia de conferências. Também um enorme agradecimento a todos os que assistiram, em especial aos que vieram de longe, expressando o seu companheirismo.
Por fim, mil obrigados a todos os que ali me acompanharam e aceitaram na hora o meu convite a participarem. Sinto-me um sortudo. Foi uma honra! Arq.º Joao Pereira, Arq.º Fernando Cerqueira Barros, Arq.ª Paisagista Luísa Almendra Roque _ Apload, Lda, Arq.º António Jorge Cerejeira Fontes _ Cerejeira Fontes Architects, Arq.s Henrique Marques e Rui Dinis _ Spaceworkers, Arq.s Vanessa Coelho e Nuno Rebelo _ RSO Architects e ao Urbanista Pedro Ribeiro da Silva. Que grande equipa!

Quando somos convidados a falar de nós e discutir, entre colegas, as problemáticas da arquitetura e da cidade. Registos da intervenção do Arq.º Paulo Vila Verde, fundador do atelier Inquietude Arquitetura, na conferência OLI TALKS em Aveiro no passado dia 4 de Junho. O nosso agradecimento ao Espaço de Arquitetura – Portal de Arquitetura e à OLI pelo simpático convite.

Que bela e descontraída conversa na inauguração da exposição dos Prémios Nacionais de Arquitetura “Espaço 2023”. Obrigado à Revista Anteprojectos representada pela caríssima Ângela Leitão e aos colegas de “palco”, Professor Arqº César Rouco Marques e Arqª Paisagista Luísa Almendra Roque. Foi um prazer!

Ainda não sei bem como descrever o fim deste dia 4 de Abril, acerca do lançamento do livro “José Luiz Porto, Arq.º”, de minha autoria. Se existem acontecimentos que se concluem de forma orgânica, no momento certo e com as pessoas certas, este foi um deles, repleto de amigos e colegas que tão bem me acolheram.
Um tão grande agradecimento ao Arq.º Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, pela disponibilidade imediata e à Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte – OASRN, nomeadamente à Arq.ª Andreia Oliveira, Presidente da Secção e à Dra.ª Sofia Vechina pela disponibilidade e apoio absoluto. Muito me senti confortável e em casa convosco.
Grande o calor humano e o amparo proporcionado pelos oradores, que tanto agradeço a boa vontade desde o 1º momento, o Arq.º Professor João Rapagão, o Arq.º Investigador José Pedro Tenreiro, o Arq.º Alexandre Burmester e, obviamente o Arq.º Avelino Oliveira.
Uma salva de palmas e um enorme abraço a todos

Neste sábado fui orador mas saí da conferência com espírito de aluno. Encantei-me com a aula presenteada pelos colegas Fernando Cerqueira Barros e José Pedro Tenreiro. Foi uma honra pertencer a esta mesa que se completou com o Arq. Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e com a Arq.ª Susana Hermenegildo, Tesoureira em representação da Presidente da Ordem dos Arquitetos Norte. Tenho de expressar o meu profundo agradecimento à Dra. Ângela Leitão da revista Anteprojectos pelo convite. Muito obrigado a todos!

Aquando da minha intervenção no lançamento dos “PRÉMIOS ESPAÇO – PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA 2024”. Uma honra ter sido novamente convidado como jurado para a edição do corrente ano. Aqui na fantástica companhia dos colegas, também membros do júri: Arq.ª Paisagista Luísa Almendra Roque, Arq.º Raulino Silva, Arq.º Vítor Mesquita e Arq.º Nuno Nunes. O meu muito obrigado à Revista Anteprojectos

É com um enorme prazer e sentido de responsabilidade que aceitamos integrar o júri do concurso “PRÉMIOS ESPAÇO – PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA 2023”, promovidos pela Revista ANTEPROJETOS, representando a Inquietude Arquitetura o seu fundador, Arquiteto Paulo Vila Verde.
Desde já, o nosso humilde agradecimento à organização pelo convite e pela oportunidade desta experiência que nos permitirá aprender mais sobre arquitetura com a companhia dos restantes membros do júri, grandes nomes da arquitetura nacional. Será para nós um privilégio

E foi assim, no passado dia 11 de Setembro, a apresentação do livro da autoria do Arq.º Paulo Vila Verde, fundador da Inquietude Arquitetura, na sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa. Uma conversa descontraída com a participação dos arquitectos Avelino Oliveira (Presidente Ordem dos Arquitectos), Pedro Novo (Presidente da Secção Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos) e do grande mestre, Arq.º João Paciência que nos proporcionou uma verdadeira aula sobre o modernismo esquecido.
+info em: Livro de Paulo Vila Verde sobre José Luiz Porto foi apresentado na sede da Ordem a 11 de setembro | OA – Notícias

Conversa interessada acerca do livro e das personagens do inicio do modernismo português. Grato. Muito grato Mestre Siza!

Foi assim, na “Casa da Arquitectura” em Matosinhos, uma descontraída conversa do edifício à cidade, da eficiência à sustentabilidade, mas, principalmente, sobre pessoas, a qualidade das suas vidas e das atmosferas com que convivem!
Foi uma honra estar como orador entre a Eng. Paula Teles e a Arq.º Paisagista Luisa Almendra Roque.

Tive o prazer de falar para uma plateia de jovens futuros arquitectos sobre o início do modernismo português, onde se abordaram nomes como José Luiz Porto, Viana de Lima, Cassiano Branco, entre outros. Muito obrigado pela oportunidade e convite do Núcleo de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa no Porto.

Foi assim a minha aula na Semana da Arquitetura da Universidade Fernando Pessoa no Porto, onde me centrei na abordagem do processo de criação e desenvolvimento dos projetos, tentando partilhar com os alunos o nosso método de trabalho. Foi um enorme prazer fazer parte desta família pela segunda vez.

Que grande honra ser júri dos Prémios Nacionais de Arquitetura “ESPAÇO” edição de 2024. Um fantástico prazer rever colegas, conhecer outros e esteirar laços. Uma oportunidade de aprendizagem, garantidamente, mutua! De novo o meu mais sentido agradecimento pela experiencia à pessoa que faz tudo isto acontecer, à Dra. Ângela Leitão, diretora da Revista de arquitetura Anteprojetos.

